Gestão Duradoura: Planejamento

Você sabe como os maiores empresários e investidores do mundo constroem negócios duradouros e globais?

E se você recebesse uma proposta bilionária de um mega investidor para tornar sua empresa a líder global do seu setor em 10 anos? E se ele ainda exigisse dela retornos constantes e progressivos por mais 50 anos, ou seja, se o projeto tivesse que ser necessariamente duradouro?

 

O que você faria? Por onde iria começar? Como iria terminar esse projeto? Como as empresas líderes, duradouras e globais superam o obstáculo do tempo em seus negócios?

 

Atravessar décadas, passar por gerações e fazer a empresa durar ao longo dos anos são desafios gigantescos quando falamos da gestão de empresas e para superar esses obstáculos são necessários princípios atemporais de organização, ou melhor, são necessários FUNDAMENTOS, que servirão de base sólida para a construção de negócios duradouros e bem sucedidos.

 

A maior parte do conteúdo empresarial que se vê por aí, são apenas partes de um sistema maior, mais complexo e abrangente. Raramente se fala do todo, do sistema completo que é uma empresa. Fala-se muito de gestão disso, gestão daquilo, softwares, métodos de todo tipo, mas pouca atenção é dada ao todo, ou seja, como colocar todas as peças/engrenagens juntas para fazer a máquina funcionar constante e progressivamente.

 

Mas que fundamentos são esses?

Não se deixe enganar pela simplicidade de cada um dos fundamentos abaixo. Esse é o primeiro artigo dessa série, onde iremos analisar mais profundamente cada um deles. Espero que esses artigos ajudem você a pensar de forma mais clara e objetiva a respeito da sua empresa.

 

Os 4 Fundamentos de uma Gestão Duradoura são:

1) PLANEJAMENTO

2) LIDERANÇA

3) ORGANIZAÇÃO

4) CONTROLE

 

Segundo o IBGE, no nosso país, 30% dos negócios fecham suas portas no primeiro ano de vida e quase metade delas fecham em até 3 anos. E a principal causa é a FALTA DE PLANEJAMENTO!

 

Por isso, o primeiro fundamento que vamos analisar é ele: o Planejamento!

 

PLANEJAMENTO

Planejar é fazer escolhas, escolher. É como sair do ponto A para chegar até B. É a estratégia. É o que não fazer. É a definição do foco, do posicionamento. É a definição do seu modelo de atuação (ou modelo de negócios). É a construção da fórmula (ou a adaptação de uma). É pensar no todo, no sistema, no conjunto da obra. É o estabelecimento de premissas claras, valores. É a visualização contínua da imagem de futuro. É imaginar o resultado final. É o famoso PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

 

Mas calma, não se assustem com o nome, pois muitas vezes ele traz um ar de complexidade, mas vou mostrar-lhes que não é bem assim.

 

Leia e reflita sobre as seguintes questões:

  • Como será seu negócio, quando ele estiver pronto, estruturado, sistematizado, bem desenvolvido?
  • Qual é a estratégia do seu negócio?
  • Qual é a imagem do futuro dele?
  • Quais são seus objetivos estratégicos?
  • Como você quer desdobrar metas se você não sabe para aonde ir?
  • Qual o propósito da sua organização?

 

O mundo de hoje nos oferece inúmeras variáveis e o Planejamento é o estudo do melhor cenário e o cálculo de probabilidades de uma ideia produzir resultados econômicos e sociais.

 

Planejamento é isso! É questionar e lapidar o tempo todo. É um ciclo infinito, na busca da melhoria constante, o famoso Kaizen dos japoneses.

 

Planejamento não precisa de formalismo, academicismo. É simples: questione e visualize sua empresa pronta.

Seu negócio pronto é como um produto, tangível, bem definido, com rótulo, preço, peso, volume, etc, tudo bem desenhado, estruturado, desenvolvido. Um negócio excelente não é apenas um gerador de caixa, mas sim um sistema que gera benefícios para centenas e milhares de pessoas ao seu redor.

 

Sem uma imagem clara e objetiva de como será seu negócio quando ele estiver finalmente pronto, estruturado, sistematizado, desenvolvido vai ficar muito difícil obter excelentes resultados.

 

Como você vai gerar algum resultado se nem mesmo você sabe aonde quer chegar? Não parece uma coisa absolutamente óbvia? Pois é, mas as estatísticas estão aí pra comprovar que isso não é verdade. E eu reforço, com mais 12 anos de trabalho nessa área, de que o óbvio nem sempre é praticado.

 

PLANEJAMENTO: Esse é o seu trabalho principal, sua maior função como líder e empreendedor.

Mas e as ferramentas de planejamento estratégico como BSC (Balanced Scorecard) e Canvas (Business Model Canvas)? Onde elas entram? Elas são apenas isso: ferramentas de gestão estratégica. Elas são muito importantes na medida em que sua empresa cresce e vão te ajudar a organizar os conceitos e controlar as ações, mas é o pensamento, a imagem do futuro é que são estratégicos, não as ferramentas.

 

Pense: E quando não havia essas coisas? Pense num John D. Rockefeller, Andrew Carnegie, Henry Ford, Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes. Esses homens usaram a cabeça, estavam à frente do seu tempo. Eles pensaram de forma estratégica, planejaram.

 

Bem, a síntese aqui é a seguinte: QUESTIONE, IMAGINE e PLANEJE! O restante vem em seguida. Se você não definir o destino, o ponto B, nada vai acontecer! Não vai sair do lugar. Planejar é moldar seu negócio de forma que ele FUNCIONE e DURE!

 

“Quando uma empresa não é capaz de perpetuar-se, significa que ela falhou.” Peter Drucker

 

Seja profissional e bons negócios!

 

 

4 respostas para “Gestão Duradoura: Planejamento”

  1. […] No primeiro artigo desta série, falamos sobre Planejamento. Se você não leu, clique aqui. […]

  2. […] No primeiro artigo desta série, falamos sobre Planejamento. Se você não leu, clique aqui. […]

  3. […] de Risco X Retorno. Ao ilustrar todos esses pontos, demonstra-se uma capacidade superior de planejamento  e a viabilidade da companhia considerando os inúmeros fatores que afetam seus resultados. Com […]

  4. […] Se um empresário puder traçar um plano de crescimento para o futuro, contemplando diversas ameças e oportunidades e tiver como explorar tudo isso em prol do crescimento sustentável da empresa ao longo dos anos, certamente o valor da empresa será maior. A chave está na percepção do conceito Risco X Retorno. Quando você consegue pensar com clareza nesses pontos, fica clara uma capacidade superior de planejamento. […]

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