Gestão Duradoura: A Liderança

No primeiro artigo desta série, falamos sobre Planejamento.  E hoje vamos falar de um fundamento de peso na gestão de qualquer empresa: A LIDERANÇA.

 

Em junho de 2013, fiz uma viagem de negócios aos EUA. Fiquei um mês visitando consultorias, bancos, empresários e investidores. Foi uma viagem muito produtiva, patrocinada pelo Rotary, ao qual sou muito grato.

 

Foi uma viagem exploratória, onde procurei entender mais a fundo as melhores práticas sobre gestão, investimentos e prestação de serviços na área de consultoria.

 

 

Aprendi muita coisa boa por lá, mas um fato me marcou bastante. A IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NAS EMPRESAS. Sei que isso soa um tanto clichê, mas foi exatamente isso que eu vi na prática lá.

 

Em certa ocasião, tive o privilégio de participar de uma reunião de diretores de um banco regional no estado da Pennsylvania. Havia cerca de 15 executivos e na ponta da mesa, o presidente. Ao final da reunião, fui conversar com ele, o Henry.

 

Minha entrevista seria sobre melhores práticas em finanças, investimentos, gestão, economia, etc. Eu achava que ele iria destrinchar um balanço, traçar comparativos com políticas governamentais e outros conhecimentos técnicos e macroeconômicos, porém, seu foco principal, para minha surpresa, foi a LIDERANÇA, GENTE, PESSOAS!

 

Teve uma frase dele que eu achei sensacional: “Dê a elas [as pessoas] um bom motivo, uma causa e uma estratégia. Elas vão definir os detalhes e pôr a coisa pra funcionar, mas elas precisam se sentir empoderadas para isso.”

 

Vejam aqui a solução, o contraponto para a sua correria diária! Os detalhes operacionais e táticos do dia a dia, DELEGUE!

 

Dê à sua equipe uma causa pela qual lutar e uma estratégia pra chegar lá. Deixe os detalhes com elas. FOQUE EM RESULTADOS, NÃO EM TRABALHO.

 

Anotem isso, coloquem num quadro, comecem a próxima reunião essa frase: FOQUE EM RESULTADOS, NÃO EM TRABALHO.

  

Depois ele soltou essa: “Comunicação, comunicação e comunicação: Deve ser intensa e constante, em todos os níveis e esta é minha maior função aqui dentro.”

  

“Todo mundo tem que falar”, ele prosseguiu, “Todas as empresas tem as mesmas coisas, materiais, móveis, equipamentos, etc. A diferença é o quão bem nós trabalhamos com essas coisas. A diferença, na verdade, são as PESSOAS”.

  

E pra fechar, ele mandou essa:

 

“Toda minha abordagem aqui é em relação às pessoas. O lucro é consequência. É assim que uma companhia cresce”.

 

Agora imaginem a minha cara ouvindo isso do presidente de um banco?! Foi sensacional demais ouvir isso dele.

 

E foi assim também com os outros empresários e investidores que entrevistei. A gente analisava sim, o contexto macroeconômico, traçava paralelos entre o Brasil e os EUA, mas eles sempre voltavam à questão da importância de se ter uma cultura bem alinhada, com gente boa e uma excelente comunicação em todos os níveis.

 

Analisem bem o conteúdo daquela última frase do Henry: “Toda minha abordagem aqui é em relação às pessoas. O lucro é consequência. É assim que uma companhia cresce”.

 

E você, como está tratando sua equipe? Como se comunica com ela?

Só com e-mails? Só na base da patada? Com cenoura dupla (Uma na frente e outra atrás!)?

Você faz reunião operacional e/ou gerencial semanal para alinhar a comunicação entre a equipe?

 

Já vi milagres ao instalar uma rotina de reuniões semanais para alinhamento e comunicação interna. Se ainda não fazem isso, façam! É um dos principais meios de comunicação e eliminação de ruídos que pode ter numa empresa.

 

A liderança é simplesmente um fato, ou melhor, um FUNDAMENTO da estrutura de qualquer empresa que deseja ser melhor e durar mais. Isso já foi amplamente estudado mundo afora (Leia Feitas Para Vencer do Jim Collins).

 

E também não precisamos ir pra fora do país para ver essa boa prática em ação. Veja o caso de Jorge Paulo Lemann. O primeiro mandamento do Banco Garantia e de seus outros negócios é: “Gente boa, trabalhando como um time e com objetivos comuns é o ativo mais importante e diferenciador de uma instituição.” 

 

Vejam o tamanho da importância que ele dá pra esse recurso, o RECURSO HUMANO. Seria coincidência dizer que o tamanho do resultado que ele tem hoje é proporcional ao tratamento e à importância que ele sempre deu às pessoas de sua equipe? Depois de tanto tempo trabalhando com consultoria para empresas, eu tenho certeza que não!

 

Pessoas são a base de qualquer empresa. Se você tem alguma dúvida sobre isso, veja o que acontece com sua empresa após o expediente. Fica vazia, sem vida, se alma, pára tudo!!

 

Se comunique mais com sua equipe. Dê feedbacks. Ouça as pessoas. Escreva as funções de cada um. Deixe as coisas claras. Delegue atividades operacionais. Ensine-as a se superarem, aprenderem.

 

“Dê às pessoas um bom motivo, uma causa e uma estratégia. Elas vão definir os detalhes e pôr a coisa pra funcionar, mas elas precisam se sentir empoderadas para isso.” Henry Cook

 

Seja profissional e bons negócios!

 

No próximo artigo, vamos falar do terceiro fundamento de uma Gestão Duradoura: ORGANIZAÇÃO / PROCESSOS.  Aguardem…

Eu adoraria saber a sua opinião sobre este artigo através de um comentário logo aqui abaixo.

 

E caso este material tenha sido útil para você, aproveite para compartilhá-lo com um amigo que precisa de dicas como essas para melhorar a gestão da empresa e  fazer seu negócio durar mais.

 

Seja profissional e bons negócios!

 

9 respostas para “Gestão Duradoura: A Liderança”

  1. Avatar de Sâmara Saad
    Sâmara Saad

    Agradeço pelo artigo, compartilho do mesmo pensamento.

    Frase que mais se destacou para mim: “Gente boa, trabalhando como um time e com objetivos comuns é o ativo mais importante e diferenciador de uma instituição.”

    Já vi empresários valorizarem mais uma máquina de café do que um colaborador …. lamentável.

    []s

    Sâmara

  2. Avatar de Cristiane Faria
    Cristiane Faria

    Oi Léo…
    Li o seu texto…
    Parabéns pela aprendizagem e agora ensino.
    Com certeza procurarei estar mais atenta aos detalhes do dia a dia, de forma que eu consiga valorizar mais as pessoas que trabalham comigo e assim termos melhores resultados.
    Obrigada por sua contribuição.

  3. Avatar de Marcelo Bernartt
    Marcelo Bernartt

    Muito bom o artigo. Me motivou a ler o anterior também!

    Parabéns pelo projeto de comunicação de vocês!

    Abs!

  4. Avatar de Alexandre Negrão
    Alexandre Negrão

    Nossa cara, fiquei muito feliz com sua visita e impressões nos Estados Unidos. Pessoas sempre serão os diferenciais…não serão processos, métodos, ou qq outra coisa…

    Fico muito feliz por você e sua bonita caminhada.

    Gosto muito de ler seus emails,

    Forte abraço.

  5. Avatar de Daniel Albuquerque
    Daniel Albuquerque

    Muito bom!
    Grato pela aula grátis.
    Abs

  6. Avatar de Pedro Maia

    Parabéns pelo artigo.

    Show de bola.

  7. Avatar de André Albuquerque

    Grato Leo! Tem sido muito bom receber instruções suas através destes excelentes materiais. Boa semana! Fica com Deus! Abraço! André

  8. […] No primeiro artigo desta série, falamos sobre Planejamento. E no segundo artigo desta série, falamos sobre Liderança. […]

  9. […] resultados, investidores querem ver se existem pessoas realmente comprometidas com o negócio e líderes verdadeiros que trabalham PELO negócio e não apenas NO negócio , com um bom histórico de resultados […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *