Como Pensar na Estratégia da Sua Empresa (Sem Complicação!)

 

Quanto tempo você dedica à estratégia da sua empresa semanalmente? Pouco, nada, não tem tempo pra essas “bobagens”? Acha difícil pensar em estratégia empresarial? O seu modelo de negócios realmente vale a pena todo esforço? Muitos e muitos empresários são excelentes profissionais em seus campos de atuação. São exímios médicos, engenheiros, advogados, professores, marceneiros, etc., mas seriam eles bons estrategistas, gestores de negócios? A realidade aponta que não.

 

Nosso sistema educacional nos ensinou a ser funcionários, peritos em certos assuntos, mas raramente a gerir negócios como um todo, um complexo e intrincado sistema de engrenagens, com diversas variáveis, no qual o feeling contribui de forma geral, mas não consegue assegurar o completo funcionamento de toda essa estrutura. Diante disso, torna-se imprescindível que o empresário saiba pensar estrategicamente o modelo de sua empresa de uma forma clara e objetiva, como fazem os executivos e empresários de maior sucesso.

 

Existe uma ferramenta chamada Business Model Canvas que é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia. Essa ferramenta é um mapa dos principais itens que constituem uma empresa:

 

Infraestrutura
Principais Atividades: As atividades necessárias para executar um modelo de negócio da empresa.
Principais Recursos: Os recursos que são necessários para criar valor para o cliente.
Rede de parceiros: As alianças de negócios que complementam os outros aspectos do modelo de negócio.

 

Oferta
Proposição de Valor: Os produtos e serviços oferecidos pelo negócio. Citando Osterwalder (2004), uma proposição de valor “é uma visão geral … dos produtos e serviços que, juntos, representam valor para um segmento de clientes específico. Descreve a forma como a empresa se ​​diferencia dos seus concorrentes e é a razão pela qual os clientes compram de uma certa empresa e não de outra.”

 

Clientes
Segmentos de clientes: o público-alvo para os produtos e serviços de uma empresa.
Canais: O meio pelo qual uma empresa fornece produtos e serviços aos clientes. Isso inclui a estratégia de marketing e de distribuição de uma empresa.
Relacionamento com o Cliente: A empresa estabelece ligações entre si e os seus diferentes segmentos de clientes. O processo de gestão de relacionamento com o cliente é chamado de Customer Relationship Management (CRM).

 

Finanças
Estrutura de custos: As consequências monetárias dos meios utilizados no modelo de negócios.
Fluxos de receita: A forma como a empresa ganha dinheiro através de uma variedade de fluxos de receitas. Rendimentos de uma empresa.

 

O Business Model Canvas pode ser impresso numa grande superfície para grupos de pessoas começarem esboçar e discutir elementos do modelo de negócios com lembretes em Post-it ou marcadores para quadro branco. É uma ferramenta que fomenta o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise. Deve estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado.

 

Faça o download do Canvas direto da página oficial, imprima, reserve um tempo só pra isso e reúna sua equipe. Temos visto excelentes resultados nas empresas que aplicamos essas metodologia simples e barata. Tenho certeza que sua empresa agradecerá!

 

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Business_Model_Canvas

http://www.businessmodelgeneration.com/

3 respostas para “Como Pensar na Estratégia da Sua Empresa (Sem Complicação!)”

  1. Avatar de Leo
    Leo

    Teste, testando

    1. Avatar de Leonardo Grisotto

      Resposta do teste, testando

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