A hora de enfrentar desafios

 

O ano começa difícil para a maioria dos empresários no país. A queda nas vendas, o aumento de tributos e a instabilidade do mercado preveem um cenário de crise para 2015. Mas nem sempre a crise surge de fatores externos e em ambos os casos, planejamento é o essencial para que o negócio sobreviva às dificuldades.
Identifica-se uma crise por meio de alterações no comportamento padrão de certos índices como, por exemplo, inflação, preços, produção e pela escassez de recursos, sejam eles naturais, financeiros, humanos, ou a junção de vários fatores. Na prática dois modelos de crise nas empresas podem ser a falta de vendas por períodos longos e a captação sistemática de recursos financeiros onerosos para sustentar o caixa.
Sabendo-se que está em um momento de crise a primeira coisa a ser feita é o planejamento e entender se ela é interna ou externa. Com base em dados é preciso analisar qual caminho a empresa quer seguir, o público alvo a ser atingido, quais adaptações precisam ser feitas, quem são os colaboradores essenciais para a organização, entre outras questões.
Como estamos passando por um momento de dificuldades em diversos setores econômicos é praticamente nula a influência que a empresa que está nesse cenário possa ter, e por isso, adaptar-se é mais que necessário. Isso necessariamente não significa parar projetos ou demitir funcionários, e sim, aumentar a eficiência, reduzir despesas e revisar processos. Um exemplo é a Gol Linhas Aéreas, que este ano resolveu reduzir a troca dos uniformes dos funcionários, para apenas uma vez no ano.
O que já podemos analisar no começo deste ano é que o governo continuará enfrentando as exigências do mercado global por mais eficiência e tecnologia e, por outro lado, estará em evidência a escassez interna desses recursos devido à falta de investimentos na última década. Para o empresário, ter controle total da empresa nesse momento é essencial para a sobrevivência e durabilidade do negócio.

 

As empresas que hoje passam por momentos delicados devem reservar mais tempo ao planejamento estratégico e investir em uma estrutura mais profissional que lhes permita conhecer a fundo seu negócio, suas margens, perfis de clientes, endividamento, custos, etc. Somente assim é possível tomar decisões. Um negócio com gestão profissional não pode esperar crises para se adaptar.

 

Seja profissional e bons negócios!

 

 

 

 

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