A difícil tarefa de se tornar empreendedor

A crise que assola a economia do país faz com que muitos empreendedores enxerguem na abertura do negócio próprio a garantia da estabilidade financeira. Porém, o sonho de muitos brasileiros de se tornar empreendedor demanda muito mais esforço do que se acredita.

 

Seja por falta de conhecimento administrativo e gerencial ou pela grande necessidade de capital financeiro, o número de empresas que não chegam à maturidade é grande. Segundo dados do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE – SP), 25% das empresas fecham as portas ainda no primeiro ano de atividade e mais de 50% não chegam a completar cinco anos.

 

Os principais motivos que levam a esses números são a falta de planejamento e gestão deficiente. Porém, detectar esses problemas é fácil, o difícil é saber como superar estas adversidades. Um dos pontos mais críticos para as pessoas que estão abrindo o seu negócio é o fato de elas entenderem muito DO negócio, mas não DE negócio.

 

Em casos como esse o que acontece é que o empreendedor domina muito o seu próprio negócio, mas não compreende o ambiente ao seu redor. Muitos empresários possuem potencial, mas não entendem a legislação envolvida, como realizar um planejamento a médio e longo prazo, como organizar sua empresa e equipe ou como liderar.

 

Aumentar a lucratividade é a meta de todo o empresário e um meio de se atingir este objetivo é reduzir custos. Existem várias maneiras possíveis de alcançar tal redução. É preciso trabalhar com os colaboradores a questão da economia de recursos, capacitando-os e demonstrando como isso deve ser feito. Focar no essencial e identificar os pontos que podem ser atacados é fundamental.

 

Instabilidades econômicas nem sempre podem ser previstas com grande antecedência, mas todo empreendedor pode e deve estar preparado para estes momentos. Envolver os colaboradores através de planos de carreira e planejamentos concisos pode ser uma alternativa. Outros aspectos que podem ser trabalhados para superar instabilidades econômicas são: o aumento da carteira de clientes, investir em contratações que realmente se adaptem ao perfil da empresa e sempre obter um feedback dos clientes.

 

Superando estas questões é necessário estar sempre planejando o futuro da empresa. Demandar tempo para questões como capacitações, planos de cargo, incentivo a colaboradores e desenvolver potenciais da equipe é uma das maneiras se manter no mercado.  Se tornar um empreendedor não é fácil, contudo com planejamento e conhecimentos específicos a probabilidade de sucesso é grande.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *